Logotipo - beija-flor com o nome do site - eu espiírita

Espiritismo, um novo Amanhecer.

Rindo e Refletindo com o Espiritismo

Tendo resolvido fazer alguma coisa e, não tendo condições de compor uma obra clássica, tivemos vontade de nos distrair-mos fazendo elogio aos nossos próprios desatinos.

Pois bem… Dirão talvez, “Que Excelsior”, lhe inspirou essa singular idéia?!

Quanto aos que virem pouca importância, por conta do “Humor” com que os assuntos são aqui tratados, peço-lhes observar que não sou o primeiro a escrever esse gênero, mas que sigo exemplo de grandes homens.

Lembramo-nos, por exemplo; alguns que celebram a retórica e a filosofia por discursos salpicados de frases tiradas de todos os lados; outro exorta os povos a compreender a guerra contra outros, (imaginem!); outro faz previsões do futuro… Assim, não há nada de errado tratar as coisas sérias de uma maneira divertida.

Lembro e sustento, que sempre foi permitido aos homens gracejar sobre a vida humana, desde que o gracejo não degenere em raiva, ódio, ou exponha quem quer que seja. Nada mais singular que a delicadeza de nosso século, que tolera apenas títulos habituais.

Há mesmo pessoas cujos escrúpulos são tão deslocados, que prefeririam ouvir blasfêmias contra o próprio Mestre Jesus que o mais leve gracejo sobre lideres espirituais ou poderosos, principalmente se isso envolve seus interesses.

Mas, digam-me; aquele que critica os erros, os desatinos alheios, sem atacar ninguém, não nos parece querer antes de qualquer coisa, advertir, orientar, instruir… por conselhos, ou ainda, ensinamentos, do que ferir pelo humor?!

Veremos claramente que aqui não é a criatura humana que é alcançada, e sim, as más interpretações no que concerne a Doutrina Espírita. Portanto, se alguém imaginar que o ofendemos, embora não citemos nomes nessa brincadeira, cujo objetivo principal são os ensinamentos doutrinários, é que sua própria consciência o acusa em segredo, ou teme que o público possa acusá-lo.

Procuramos dar a esta obra um estilo tão moderado, que todo leitor perceberá que buscamos, antes, orientar, a nos divertirmos.

Cesar de Souza

Confira posts

Página inicial


Newsletter - Cadastre-se para receber nossas Atualizações e Mensagens.

Logotipo do euespirita - com beija-flor

Site desenvolvido e mantido por Cesar de Souza para divulgação da Doutrina Espírita e volorização da vida. Porquanto, não possui conotação para quaisquer outros fins. Desde 18.06.2010.